A brincadeira de 6 a 12 anos
Descubra os equipamentos apropriados para a brincadeira de 6 a 12 anos
As crianças nessa faixa etária parecem capazes de fazer e aprender quase tudo. Fisicamente as crianças com essa idade já têm uma maior noção das proporções do corpo e senso de equilíbrio.
Esses pequenos aventureiros já conseguem dominar as habilidades básicas de coordenação, como: correr, escalar, se equilibrar etc. E com essa ampla gama de habilidades, é importante oferecer também uma ampla diversidade de desafios que englobam agilidade e coordenação.
AS REGRAS REGEM
Por estarem um pouco mais crescidas, as crianças entre 6 e 12 anos, aumentam o seu poder de compreensão, ou seja, o ato de compreender as outras pessoas através da conversação e cooperação se torna cada dia mais normal e frequente.
Eles começam a brincar e administrar essa brincadeira em grupos maiores e, aos poucos, esquecem a dramatização e seguem para as regras.
Brincadeiras com regras se tornam mais populares e as crianças da escola desfrutam dessa competição que tem seu lado totalmente positivo. Pois, através dessas brincadeiras, a criançada aprende a ganhar e perder de maneira muito mais equilibrada, além de se acostumarem a ser mais atenciosos com os outros. Eles também se esforçam para ultrapassarem as suas zonas de conforto físico e assim ganhar ainda mais habilidades. E isso é o que deve ser considerado ao planejar o playground.
RISCOS CALCULADOS
As crianças precisam aprender a avaliar o próprio risco para se desenvolverem normalmente e para isso, devem descobrir por si mesmas como superar situações que representam um desafio para elas sem a ajuda de seus pais. Até por que, chegará um certo momento em que os pais não serão mais "úteis" e o déficit de experiência poderá se tornar uma situação perigosa.
Vamos supor que elas sejam simplesmente expostas a um ambiente a partir do qual todo o risco potencial foi removido. Será que assim elas conseguirão aprender a avaliar corretamente suas próprias habilidades e limitações?
Não, claro que não! Dessa forma, elas não criam a autoconfiança e a autoeficácia necessária para completar tarefas e alcançar objetivos, sejam estes os mais simples possíveis.
Clique aqui e leia o nosso post que conta tudo sobre os riscos calculados em playgrounds.
APRENDIZADO ATIVO
Como já sabemos, pesquisas recentes mostram que importantes habilidades para a vida são aprendidas facilmente através do simples ‘brincar’. Por exemplo, esperar a sua vez pode ser difícil na sala de aula, mas, geralmente, acaba sendo muito mais compreensível na hora do recreio.
Ambientes ao ar livre mesclado com brincadeiras variadas apropriadas a essas idades, desafiam e auxiliam a concentração e agilidade dos pequeninos para aprender.
EQUIPAMENTOS PROPÍCIOS
Como já vimos, mais do que nunca o desafio é necessário para essa faixa etária. Equipamentos muito mais dinâmicos, espaçosos e altos são ótimas ideias. Por exemplo, complexos de casinhas bem altas, com saídas e entradas diversificadas, como poste de bombeiro e túneis de redes.
Os gira-giras continuam em alta para essa faixa etária e são um dos equipamentos mais pedidos nos playgrounds.
Aqui, a cama elástica sozinha ou em composição com outras fazendo um percurso entra em cena para fazer ainda mais a alegria da garotada.
Cordas para escalar e se equilibrar também são complementos fantásticos para uma diversão garantida! E aí entram as fantásticas estruturas de rede tridimensionais, que podem variar das pequenas, para as crianças menores, até as gigantes, para as crianças maiores.
Confira essa seleção de equipamentos!